23 junho 2023

Receptor de FM Super-heteródino Discreto

Receptor FM Super-heteródino totalmente transistorizado 



Bem-vindo ao nosso blog! 

Hoje vamos mergulhar no mundo fascinante da eletrônica e mostrar como você pode construir seu próprio receptor de FM super-heteródino totalmente transistorizado. Este projeto caseiro é perfeito para entusiastas da eletrônica, estudantes ou qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre a tecnologia por trás da recepção de rádios FM. 

Vamos começar!

Já faz um bom tempo que tenho vontade de montar um receptor de FM que fosse totalmente transistorizado, então sempre pesquisei com curiosidade os esquemas comerciais. O grande problema, e eu acho que isso é para a maioria de nós, são as bobinas de FI de 10.7 MHz (aqueles transformadores que tem várias cores, azul ,verde, rosa, laranja etc), este componente realmente não é fácil de se encontrar, e além disso tem uma diversidade deles por aí, então como poderíamos saber qual usar em nosso receptor???

Veja que a cada dia temos visto mais e mais opções de Kits e projetos na internet, e com o receptor de FM discreto não foi diferente. Existe um Kit muito famoso, fabricado nos Estados Unidos, da Empresa Elenco, ele tem uma proposta de montagem e aprendizado de um receptor de ondas médias e FM super-heteródino, em uma só placa, e pode ser considerado um verdadeiro curso de radiofrequência!!! O problema é o custo, que é proibitivo para a maioria de nós, sendo assim esta opção eu deixei de lado.

Placa do Kit da Elenco

Para a minha surpresa, apareceu no Aliexpress um Kit muito parecido, uma opção chinesa mais acessível, foi aí então que comecei a aceitar a ideia de adquirir um Kit destes. 

Eu sempre montei receptores Super-heteródino de ondas médias, mas agora com o fim da faixa de ondas médias comercial no Brasil, comecei a enxergar a possibilidade de montar estes receptores em FM.

Mesmo este Kit tendo um preço razoável, a minha ideia era comprar e "clonar" a placa, porque o legal mesmo é a gente mesmo fazer a placa e realizar a montagem. Mas durante algumas pesquisas eu achei algumas fotos com boa resolução, e acreditei ser capaz de copiar este layout sem ter a placa em mãos, e foi isso que eu fiz.

Este é o Kit vendido no Aliexpress


Bom pessoal, só quero deixar claro que não foi a minha intenção prejudicar nenhum vendedor, até porque para quem pode comprar o Kit, eu particularmente aconselho, será mais vantajoso, pois vem com todos os componentes e a placa, e é só montar. A minha intenção foi proporcionar a opção de montar seu receptor praticamente do zero, sem desembolsar toda essa grana, então para quem quiser se aventurar nesta montagem, é só continuar a ler esta matéria.

Imagens como essa me ajudaram a desenhar minha placa

Antes de passar algumas dicas desta montagem, vamos entender um pouco mais sobre o receptor Super-heteródino de FM.
Entendendo o conceito básico: 
O receptor de FM super-heteródino é um dispositivo que permite sintonizar estações de rádio FM. Ele utiliza um processo chamado heterodinagem para converter o sinal de rádio captado pela antena em uma frequência fixa, que é mais fácil de ser processado pelo circuito, neste caso 10.7 MHz. 
A placa é grande de propósito, para facilitar a assimilação do circuito. Nela podemos facilmente localizar as etapas do receptor. Na entrada do sinal de antena temos um amplificador de RF que ajuda a melhorar este sinal, em uma outra etapa temos o oscilador local, que gera uma frequência, ajustada pelo capacitor variável e que é entregue ao transistor misturador, que também recebe aquele sinal amplificado da antena, e é justamente nesta etapa que obtemos a desejada frequência intermediária de 10,7 MHz, resultante da diferença entre as frequências mixadas neste circuito.

Oscilador local

A partir deste momento esta frequência será tratada pela etapa amplificadora de FI, pois o sinal gerado é fraco e precisa ser amplificado. Neste estágio temos os transformadores de FI, o qual vamos tratar com mais detalhes lá na frente.
Este sinal é finalmente entregue ao detector de relação, que vai "separar" o sinal audível e  entregar ao amplificador de áudio, que também é totalmente transistorizado.

Vale uma pequena explicação a respeito do detector de relação, que difere do conhecido detector dos rádios AM, com o diodo de germânio.  O sinal de áudio em uma estação de rádio FM é modulado em frequência, o que significa que a variação da frequência da portadora é usada para carregar as informações sonoras. No entanto, para ouvirmos o áudio, é necessário converter o sinal modulado de volta em áudio de frequência original. É aqui que o detector de relação desempenha um papel crucial. Ele é responsável por demodular o sinal FM e recuperar o áudio original.

Detector de relação

O que ajudou muito também foi encontrar um esquema, que se não for deste receptor, é muito parecido. Sem este esquema seria muito difícil conseguir fazer funcionar. O amplificador de áudio ficou diferente, usei outro circuito.

Esquema que caiu do céu


Eu redesenhei este esquema no sPlan, e atualizei os valores dos componentes que eu alterei. Se alguém encontrar algum "gato" no esquema por favor me avise, apesar de ter feito uma boa revisão, sempre passa alguma coisa. 😐



** Atenção: este esquema foi atualizado, faltava o capacitor C40 de 4,7 PF
No final da página tem este esquema para download


Vamos agora a algumas dicas de construção deste receptor, e a principal delas é com relação aos transformadores de frequência intermediária, as FI de 10.7MHz. Como disse lá em cima, estes transformadores não são fáceis de se encontrar. Apesar de ter em várias sucatas de rádio FM, nem sempre serão as certas. Então para tentar resolver isso, eu mesmo enrolei as bobinas destes transformadores. A boa notícia é que não existe nenhuma dificuldade nisso, além de uma certa habilidade, é claro. Outra boa notícia é que praticamente qualquer transformador usado pode ser aproveitado. No meu caso eu usei transformadores de FI de 455 KHz de núcleo amarelo, mas fiz testes com núcleo branco e vermelho (osciladora), e todas funcionaram bem. A ideia foi reproduzir os transformadores da Xicon, especificamente o modelo 42IF122, que tem 7 + 7 espiras no primário, o lado de 3 terminais e 1 espira no secundário, o lado de 2 terminais, simples assim. A indutância que resultou destas 14 espiras foi de 6,7 uH, com o ferrite no meio. 




Note que na placa que desenhei, não utiliza os capacitores internos de 47pf nos transformadores, que fazem com que eles ressonem em 10.7 MHz, ao invés disso eu optei, assim como na placa original, em usar esses capacitores externos, paralelos com o enrolamento primário, portanto o transformador não deve ter o capacitor interno. Um outro detalhe importante é que eu usei capacitores de 33pf (não de 47pf, como o esquema original). Acontece que para o nosso transformador de FI ressonar em 10.7MHz com uma indutância de 6,7 uH, temos que usar um capacitor de 33pf, conforme nos mostra a calculadora de ressonância:


Transformadores de FI de 455KHz (tem que tirar o capacitor interno)

Parte interna do transformador, pode utilizar este mesmo fio para enrolar

Para enrolar este transformador eu utilizei o fio 34 awg, mas nada impede de se usar o mesmo fio que for retirado do transformador usado, vai funcionar do mesmo jeito, é só desmontar com jeito para não estourar.

Depois de enrolar as bobinas, pintei os núcleos de verde



Esta é a minha placa, não ficou pequena, mas a ideia não era essa mesmo

Layout da placa



As bobinas seguem as seguintes especificações:

L1= 3,5 voltas em uma fôrma de 5mm
L2= 2,5 voltas em uma fôrma de 5mm
L3= 3,5 voltas em uma fôrma de 5mm
L4=  16 voltas em uma fôrma de 4mm



O capacitor variável dever ser do tipo plástico miniatura, onde usamos a seção com a menor capacitância, cerca de 25pf.
Os capacitores cerâmicos de pequeno valor devem ser do tipo NP0, ou seja, não alteram seus valores com a variação de temperatura.
Prestem bastante atenção na posição dos transistores e dos diodos, apesar de ter uma orientação na placa, alguns fabricantes tem seus terminais invertidos, então todo cuidado é pouco! 😬

Eu costumo montar e testar o amplificador de áudio primeiro

A construção de um receptor de FM super-heteródino totalmente transistorizado é uma experiência empolgante e gratificante para qualquer entusiasta da eletrônica. Além de aprender sobre o funcionamento interno de um receptor de rádio, você também ganhará habilidades práticas na montagem de circuitos e solução de problemas. Portanto, mergulhe nesse projeto, divirta-se e expanda seu conhecimento na fascinante área da eletrônica!

Bom, então é isso...
Uma vez que o seu receptor de FM esteja funcionando, você pode começar a experimentar e fazer melhorias, eu conto com isso! Qualquer novidade por favor me comunique, escreva aí nos comentários ou me mande um e-mail (py2tad@gmail.com).


Vídeo demonstrando o receptor funcionando:

Aguarde mais vídeos!!!



Segundo vídeo:







Se você tem interesse em montar este receptor, 
clique na imagem abaixo e faça o download dos arquivos:



28 comentários:

  1. Monta pll esterio e um ótimo conteúdo pra por no blog

    ResponderExcluir
  2. E uma boa dica, o pessoal gosta muito deste tipo de montagem. Preciso encontrar um esquema legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso consiga um projeto pll com mc145151 eu tenho o circuito que faz ele ser controlado com LCD para mudar as frequências. Fico no aguardo caso ache o projeto . marcelloih@gmail.com

      Excluir
    2. Legal! Vou ver se encontro um projeto. Obrigado!

      Excluir
  3. Ótimo post, Maurício! Vi que no próprio site da elenco consta o manual completo e com o esquema elétrico do rádio (Botão "English Manual"), talvez lhe ajude em algo nos próximos projetos (caso você não saiba dessa informação). Parabéns pelos conteúdos e vídeos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Eu tenho este PDF, inclusive quero usar o CAF dele nesta placa. Obrigado por acompanhar!

      Excluir
    2. Sempre publicando circuitos RF, parabéns, pot todas as explicações dadas

      Excluir
  4. Te felicito por cada detalle plasmado en cada post, que son la guía para todos los que adoramos este hobbie tan querido que es la electrónica! Que sigan los exitos!

    ResponderExcluir
  5. A montagem ficou top Maurício, da até pra transformar em kit. Achei interessante que no circuito tem umas bobinas para fazer o desacoplamento da alimentação.
    Se você pretende fazer alguma melhoria no circuito futuramente, eu tenho uma sugestão, adicione um ressonador cerâmico depois de R11, isso vai melhorar a seletividade. 73.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Picco! Obrigado por comentar e pela sugestão, pretendo melhorar esta placa futuramente. Abraço!

      Excluir
  6. Maurício, boa noite somente uma indagação o jogo de bobina FM do rádio RP 5140, sanyo, não daria certo sem nenhuma alteração das mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisaria ver as características desta bobina, infelizmente eu não conheço.

      Excluir
  7. Parabéns pelas montagens e testes, são sensacionais! Show!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um controlador LCD que faz a troca de frequência para o controlador pll mc145151 se vc conseguir achar um rádio receptor com este ci mc145151 podemos interligar este controlador LCD daí a sintonia será por digital

    ResponderExcluir
  9. De quantos mm essas bobinas de FI?

    ResponderExcluir
  10. Qual o tamanho dessas bobinas de FI?

    ResponderExcluir
  11. Dear Mauricio.🖖 🫡Greetings from turkey🇹🇷. I wish you success in your work. First of all, there are a few problems that bother me in this circuit. First of all, what number of AWG or SWG wires are the L1, L2, L3, L4 coils used in the circuit made of? Secondly, are the resistance type coils in the circuit 100 uh? 47 uh? Or is it 68 uh? Since I live in Turkey, metric standard is used in my country. I apologize for the spelling errors. I translated it with google translate. I will be very happy if you come back. Contact lines you can reach me whatsapp +905368556727 turkey
    gmail: karaoglanugur1453@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Dear Mauricio. Greetings from turkey. I wish you success in your work. First of all, there are a few problems that bother me in this circuit. First of all, what number of AWG or SWG wires are the L1, L2, L3, L4 coils used in the circuit made of? Secondly, are the resistance type coils in the circuit 100 uh? 47 uh? Or is it 68 uh? Since I live in Turkey, metric standard is used in my country. I apologize for the spelling errors. I translated it with google translate. I will be very happy if you come back. Contact lines you can reach me whatsapp +905368556727 turkey
    gmail: karaoglanugur1453@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo! Saudações! O fio pode ser de 18 a 22 AWG, não é crítico. Para L4 use um fio mais fino, são mais espiras. Os indutores tipo resistor também não são críticos, eu usei de 68uH, mas pode usar de 100uH sem problemas.

      Excluir
  13. Muito bacana!!! Eu já montei um parecido mas estereo há varios anos. Agora vou montar um valvulado mas com apenas um estagio de FI.

    ResponderExcluir

Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003

    Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003   Se você é um entusiasta da eletrônica e tem interesse em explorar o fascinant...