03 junho 2023


RECEPTOR DE BANDA AÉREA AVIRX


Esta é a montagem de um receptor de banda aérea superheterodino que encontrei lá na página do Luciano, PY2BBS, o qual eu fiquei muito curioso quanto ao seu funcionamento e rendimento. Acontece que um tempo atrás comprei um kit no Aliexpress de um receptor muito parecido com este, e até agora não consegui fazer funcionar satisfatoriamente (estou na luta ainda!).
O kit problemático

Mas durante alguns testes, após consultar a página do Luciano, e verificando a dificuldade que ele teve com o transformador de FI de 10.7 MHz, eu pude perceber que este é realmente um componente crítico nesta montagem, então eu resolvi testar outras opções no kit Chinês e os resultados começaram a aparecer, bom, mas fora isso parece que ainda existe um problema com o filtro de entrada de antena, o BPF, que não está atuando corretamente. Cheguei a ver um vídeo do Valdemar Gomes, que também montou este kit e enfrentou estes mesmos problemas, cheguei a falar com ele a respeito na época.

Bom, mas vamos esquecer um pouco o kit e retornar a montagem do receptor AVIRX.
Já fazia um tempo que eu vinha pensando em fazer esta montagem, sempre dava uma olhada no artigo do Luciano, mas o que fez eu dar o start foi o fracasso na montagem do kit (ele de novo!). Na verdade fiquei curioso para saber quais eram os problemas que podiam estar relacionados com a minha montagem.

Pesquisando um pouco sobre este receptor, cheguei na página do VA3AVR, onde ele tem um artigo sobre este circuito, apresentando o receptor junto com o diagrama e uma placa de circuito impresso, ele publicou várias dicas nesta página. Este projeto é originalmente de Fred Blechman (K6UGT), publicado na Electronics Hobbyist Handbook da primavera de 1994.

Vamos falar agora do processo de montagem. Eu redesenhei a placa do Luciano, modificando algumas coisas, principalmente os jaques de antena e alimentação, o restante permaneceu praticamente a mesma coisa. Fiz em uma placa de fenolite cobreado.
Utilizei o mesmo BPF, e segui a risca as orientaçãos do site, não usei o indutor comercial de 0,33 uH, preferi enrolar para ajustar se fosse preciso (e foi!).

Band Pass Filter

Chegamos agora a temida T1, o transformador de 10.7 MHz na saída do CI MC1350. Novamente segui as orientações do Luciano e eu mesmo montei este transformador. Também usei como referência o manual da Xicon, onde este transformador é denominado como 42IF122, de núcleo marrom. Segundo este manual, ele tem 7 + 7 espiras no primário (lado de 3 pinos) e 1 espira no secundário (lado de 2 pinos), e é para apresentar uma indutância de 4,5 uH entre o pino 1 e 3 (com o ferrite a meio curso), e ainda tem um capacitor de 47 pF entre estes pinos, para ressonar em 10.7 MHz.

Conforme orientação, pode ser utilizado transformadores de osciladoras de ondas médias (núcleo vermelho). Mas após enrolar as bobinas, durante meus testes no LC Meter pude verificar que a indutância, a meio curso do ferrite, ficava em 6,5 uH e ela ia de 4,5 uH até 9 uH, mesmo assim eu fiz um teste com ela desta forma, e um capacitor de 47 pF em paralelo ao primário. Não funcionou, ou melhor, funcionou precariamente com o ajuste prejudicado.

Resolvi não retirar e enrolar a bobina novamente, ao invés disse utilizei uma calculadora de ressonância e escolhi um outro valor de capacitor para chegar na frequência de 10.7 MHz. Cheguei no valor de 33 pF para este capacitor, e após a troca funcionou perfeitamente.
Ainda em caráter de experiência, resolvi enrolar alguns transformadores em uma fôrma de FI de 455 KHz (núcleo amarelo e preto) e em uma de 10.7 MHz, de núcleo laranja, para minha surpresa todas apresentaram indutância acima do esperado. Com certeza o material do núcleo influencia nisso, mas de qualquer forma funcionou de boa após o ajuste do capacitor.

Meu transformador, pintado com esmalte de unha marrom 😅

Outra dificuldade que tive foi na bobina osciladora do VFO, aquela que vai do lado do diodo varicap. Eu tentei usar uma fôrma, parecida com a do PY2BBS, mas infelizmente não consegui chegar na frequência de aviação, teria que alterar número de voltas para poder usá-la. Então optei por colocar a boa e velha bobina de núcleo de ar, fui fazendo testes até chegar em 4 voltas em uma forma de 5mm, depois foi só ir abrindo e fechando até ajustar a frequência, a minha ficou entre 120 MHz e 135 Mhz.

Bobina osciladora do VFO

Um outro perrengue que tive foi com o CI LM324. Comprei alguns na Multcomercial, pela internet, e ao usar eles o receptor não funcionava nem a pau, o pior é que demorei para desconfiar do danado, pois todas voltagens batiam, já estava quase desistindo quando resolvi testar com um usado da STMicroelectronics , e adivinhem... funcionou!


A única coisa que ainda não resolvi foi o squelch, ele faz o corte, mas mesmo com uma boa recepção não abre o áudio, mas a luta continua...

Bom pessoal, então é isso, concluindo posso dizer que o projeto é muito bacana, funciona bem mas tem uns macetes que, como todas as montagens caseiras, sempre vamos enfrentar. Parabéns aos desenvolvedores e ao Luciano por compartilharem mais este conhecimento conosco!

Fica aqui um pequeno vídeo do funcionamento do meu (em breve vou fazer um vídeo completo dele):




















2 comentários:

  1. R.f é pra doido kkkkk, eu sou um deles.
    Há momentos que o problema é de quebrar totalmente a cabeça...

    ResponderExcluir

Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003

    Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003   Se você é um entusiasta da eletrônica e tem interesse em explorar o fascinant...