17 outubro 2020

Modificando um rádio FM para receber Banda Aérea




Eu sei que tem muitos vídeos e artigos na internet a respeito desta alteração que o pessoal faz em rádios comerciais de frequência modulada (FM) para frequências mais altas na faixa de VHF, principalmente banda aérea, bom, mas eu não poderia deixar de dar muita contribuição neste tema, mesmo que modesta.

Algum tempo atrás comprei um radinho no camelô, um chinês de 30 pila, o Midi "Japan" modelo MD-900 (ainda hoje se encontra no Mercado Livre). Na época eu tinha esperança que ele fosse igual um Tecsun, ou um Degen em ondas curtas, imagine a decepção ao descobrir que ele mal sintonizava FM kkkk. Acabei abandonando o danado. Mas devido a esta pandemia (estou de quarentena ainda!) e sem "quase" nada pra fazer, resolvi resgatar ele e ver se podia melhorar ele de alguma forma. Infelizmente pouco se podia fazer neste sentido, então imaginei fazer uma alteração na frequência dele, transformando ele em um receptor de banda aérea. Pensei também em alterar a última banda de Ondas Curtas para CB -11 metros (27 MHz), mas não foi possível, realmente ele é muito ruim em SW, ou pelo menos o meu é.


Tentei fazer da maneira mais simples possível, para que qualquer pessoa com um pouco de conhecimento em eletrônica pudesse fazer também. Basicamente este processo consiste em alterar a bobina osciladora de FM, diminuindo a quantidade de espiras para assim subirmos a frequência, e se preciso fazer ajustes no trimmer do capacitor variável responsável por esta parte do circuito. No meu caso precisei retirar o capacitor cerâmico C22 também, que está no pino 7 do CI e neste trimmer (veja a foto):


No caso da bobina osciladora L4 (que no vídeo mostro como identificar) ela tinha 7 espiras com 5mm de diâmetro, eu deixei ela com 3 espiras e o mesmo diâmetro (5mm, usei uma broca nesta espessura), diminui também as espiras de L3. Tive que calibrar o trimmer da etapa osciladora também. Desta forma eu fiz as seguintes alterações:

👉 L3= 4 espiras
👉 L4= 3 espiras
👉 C22 - desligado
👉 Ajustes no trimmer da etapa osciladora de FM

Trimmer de sintonia de FM


Modificações nas bobinas

Assista o vídeo a respeito deste projeto, e se não for inscrito no Canal, por favor se inscreva, conto com a sua colaboração, não custa absolutamente nada e me ajuda muito:

Características do rádio:
- Marca MIDI Japan
- Modelo MD-900
-  9 bandas de frequência.
-  Rádios AM / FM / MW / SW1-7 (de 5.920 KHz a 18.870 KHz)
-  Indicador de Sintonia por DX e Local.
- Alimentação 2 pilhas AA - 3V

Com estas alterações eu consegui o  range de 120 MHz até 170 MHz, e em vários testes que fiz consegui sintonizar o Aeroporto e aeronaves de minha cidade e algumas estações de radioamadores em 2 metros (144 MHz a 148 MHz).

Bom pessoal, concluindo esta "transformação" do nosso radinho FM, posso dizer que fiquei muito satisfeito com o resultado. Claro, vale lembrar que devido as transmissões na aviação serem feitas em AM, nem sempre teremos facilidade para fazer uma boa escuta, mas acho que isso todos estão carecas de saber, e apesar disso posso dizer que é diversão garantida. 
Utilizei este modelo de rádio em específico, mas isso não quer dizer que vocês tenham que usar o mesmo, qualquer rádio (analógico) com estas mesmas características vai servir.

Outro detalhe importante: não me responsabilizo por nenhum dano causado aos aparelhos de quem por ventura resolver fazer estas modificações, fica por tanto por conta e risco do leitor que ler este artigo e quiser se aventurar neste projeto.

Um abração a todos e qualquer coisa deixa seu comentário ai embaixo!
 
 







2 comentários:

Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003

    Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003   Se você é um entusiasta da eletrônica e tem interesse em explorar o fascinant...