16 fevereiro 2021

RECEPTOR REGENERATIVO COM TRANSISTOR BC558


 



Olá amigos! Apresento mais uma montagem de um receptor regenerativo, desta vez trata-se de um RX com o transistor BC558, projeto simples de fácil montagem. Conheci este projeto através do canal do Grimaldi (Grim - PY2RD), e deixo aqui como uma excelente dica de canal, com um conteúdo bacana de belas montagens de radiofrequência, o Grim é muito criativo em suas montagens, vale a pena conhecer!


É um projeto relativamente simples e de fácil construção!

Na figura acima temos o esquema do receptor, que tem como principal componente o transistor BC558, de fácil aquisição. Apesar da simplicidade, este circuito fornece um excelente desempenho, como poderão verificar nos testes realizados.
Desenhei uma placa de circuito impresso no Sprint Layout, vou deixar disponível para download logo abaixo todos os arquivos para esta montagem, inclusive o arquivo em .lay para quem quiser modificar a PCB.


Na minha montagem eu utilizei uma bobina Toko de 10k, trata-se de um transformador da marca Toko, com 10mm x 10mm x 10mm, fácil de se encontrar em sucata de rádios e aparelhos antigos, mas na falta desta peça  nada impede que se use outro tipo de bobina, inclusive enrolada com núcleo de ar, o que importa aqui é a indutância que teremos no final, então cabe experiências aqui, inclusive para atingirmos outras bandas de ondas curtas.
Na etapa de sintonia estou utilizando um diodo varicap BB809, que vai funcionar bem, porém com um range um tanto reduzido, o ideal será usar um diodo varicap BB112 ou MV209.
Aqui também podemos substituir este conjunto de sintonia por um capacitor variável, tipo miniatura ou de metal, bastando ligar ele em paralelo com a bobina (nas suas extremidades).

Neste link abaixo você pode acessar o canal do Grimaldi - PY2RD - e se divertir com as suas excelentes montagens, gosto muito da criatividade que ele emprega no acabamento dos seus projetos:


Veja neste vídeo um dos receptores regenerativos montados por ele: 


E deixo aqui um vídeo dos testes da montagem que fiz, neste vídeo consegui escutas em 40 metros, de radioamadores em SSB, escuta de CW - Código Morse também em 40 metros e  algumas estações de ondas curtas em 49 metros.





 Acesse o link abaixo e faça o download dos arquivos desta montagem:










4 comentários:

  1. Muito bom parabéns, e também para o canal onde tirou a ideia

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maurício! Tenho visto todos os projetos que você apresenta no blog e, são na verdade muito bons. Estou entrando definitivamente para a Eletrônica agora, e já estou gostando das suas publicações. Maravilha! Pretendo começar a montagem de projetos logo logo! Seu blog tem servido de inspiração. Tks por tudo. PU4EBK-FERREIRA.

    ResponderExcluir

Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003

    Montando um Rádio Caseiro de Ondas Curtas com o TA2003   Se você é um entusiasta da eletrônica e tem interesse em explorar o fascinant...